edwpessano: A conquista da "Certidão de nascimento" do Hospital do Pampa é consequência de uma luta de muitos anos! Uma luta que nasce nos movimentos sociais com o seu Olibio e a professora Medianeira, que é abraçado pelo nosso discente Arthur e na sequência incorporado pela gestão da Unipampa através do Vice-reitor Querol! Infelizmente a professora Medianeira, o seu Olibio, o Arthur e o professor Querol, não conseguiram estar conosco em Brasília, desta forma faço uma pequena homenagem para esses grandes personagens dessa vitória! GRATIDÃO!

Confraternização da Posse da Nova Diretoria

No dia 06 de Setembro de 2026, foi empossada a Nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana

FETAR-RS TEM AUDIÊNCIA COM ROSSETTO

O vice-presidente da FETAR-RS, Olíbio Freitas, e o 2º Secretário Sérgio Poletto estiveram na última quarta-feira (6) em audiência com o deputado estadual Miguel Rossetto na Assembleia Legislativa. Eles foram convidar o parlamentar para ser painelista no 3⁰ Congresso Estadual da FETAR-RS, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, na sua sede, em Porto Alegre. Rossetto, com larga experiência em importantes cargos dos governos Federal (Ministro) e Estadual (vice-governador) vai contribuir para o sucesso do evento.

Olíbio pediu, ainda, a Rossetto o seu engajamento na busca por recursos subsidiados para a agricultura e pecuária familiar, especialmente visando a implantação de usinas fotovoltaicas (energia solar), bem como pontos de Internet. E na condição de integrante da Comissão Pró-Hospital Universitário Transfronteiriço, de Uruguaiana, o dirigente solicitou o empenho de Rossetto na construção de agendas para viabilizar o projeto.

(Esq-Direita) Rossetto, Olíbio e Poletto

DELEGAÇÃO GAÚCHA PRESENTE E PARTICIPATIVA NO 3⁰ CONGRESSO DA CONTAR

A FETAR-RS esteve presente com cerca de 20 pessoas, entre elas dirigentes, lideranças, assalariados e assessores no 3⁰ Congresso Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais, realizado nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em Brasília. Tendo por lema "Na luta por direitos humanos: pelo fim das desigualdades e por garantia de trabalho e vida digna", o evento encerrou com o Congresso Eleitoral que reconduziu Gabriel Bezerra dos Santos à presidência da CONTAR para o mandato até 2027.

A CONJUNTURA E OS DESAFIOS À CATEGORIA

"A Conjuntura Nacional e os Desafios para os Assalariados e Assalariadas Rurais" dominou a tarde de ontem (08) na programação do 3⁰ Congresso Nacional dos Assalariados e Assalariadas da CONTAR. Com a coordenação de Carlos Eduardo Chaves, assessor jurídico da Confederação, o bate-papo contou com a participação da jurista Deborah Duprat, defensora de Direitos Humanos, e Gilberto Carvalho, secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

OFICINAS TEMÁTICAS NA PAUTA DO 3⁰ CONGRESSO DA CONTAR

A CONTAR dá sequência hoje (09) ao segundo dia do 3⁰ Congresso Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais em Brasília. Um total de seis Oficinas Temáticas estão em andamento:

1. Gênero e Geração;

2. Igualdade Racial;

3. Negociação Coletiva;

4. Saúde e Segurança no Trabalho Rural;

5. Combate ao trabalho Escravo; e

6. Devida Diligência e Sistema de Governança Privada.

A delegação gaúcha, com seus delegados e delegadas, está com representantes em todas as oficinas.

Foto: Gênero e Geração

COMISSÃO PRÓ-HOSPITAL FEDERAL SE REUNE COM A DIREÇÃO DO HUSM

URUGUAIANA RECEBE MTE/RS

A Frente Sindical de Uruguaiana recebeu na última quinta-feira (15) o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/RS), Claudir Nespollo, o coordenador-chefe de Fiscalização, Sérgio Garcia, e o chefe de fiscalização do MTE de Uruguaiana, Vitor Ferreira.

O vice-presidente da FETAR-RS, Olíbio Freitas, disse que no encontro foram tratados assuntos como conjuntura, perspectivas e comissão sindical consultiva.

SEMINÁRIO “TRABALHO RURAL CONTEMPORÂNEO E OS CASOS DE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO"

Participação do Presidente do Sindicato Sr. Olibio Freitas no dia 26/05 em Santa Maria no Seminário TRABALHO RURAL CONTEMPORÂNEO E OS CASOS DE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO”.

(Esq-Direita) Sr. Olibio Freitas (Presidente STRU) - Sra. Reginete Bispo (Dep Fedl PT) Dra. Leonice Mourad - Dr. Everton Picolotto

NEGOCIAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

A Reunião para Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho é encerrada com registro em ATA pelos empregadores que NÃO tem INTERESSE em mediação, dissídio ou qualquer outra forma de negociação.

Com o desprezo dos Dirigentes Patronais pela NEGOCIAÇÃO COLETIVA, o Presidente OLIBIO FREITAS, encaminhou ao MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO solicitação de intervenção para mediar a negociação.

"RODA DE CONVERSA" LEVA VIVÊNCIA SINDICAL PARA ALUNOS DA MEDICINA

A Educação Ambiental na promoção da Saúde: vivências, constatações e invenções foi o tema da "Roda de Conversa" que Olíbio Freitas, vice-presidente da FETAR-RS e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana, participou na Universidade Federal do Pampa. O dirigente conversou com alunos do IV Curso de Medicina na cadeira de Saúde Coletiva.

Na opinião de Olíbio, em governos democráticos e populares, as universidades públicas gratuitas e de qualidade provam que a academia não é só mania de quem tem 'plata'. O bate-papo ocorreu no dia 19 de abril, no Campus Uruguaiana. Satisfeito, ele disse que os convites têm sido frequentes. "Eles valorizam muito a questão da vivência, ou seja, temas fora da universidade, o dia-a-dia das pessoas. É mais uma oportunidade de participar como FETAR e STR ", completou.

EMENDA PARLAMENTAR GARANTE AMPLIAÇÃO EM PRÉDIO DE SAÚDE

A EP foi entregue em mãos ao prefeito Rony Melo e ao secretário de Saúde, Diego Cantory.

Olíbio conta que o pleito surgiu na Pré-conferência de Saúde realizada na Vila da Barragem Sanchuri, onde compareceram seis das sete comunidades rurais.

Ali surgiu a reivindicação de ampliação da oferta dos serviços de saúde, reforçando a fisioterapia e psicologia, entre outros. No entanto, para que isso fosse viável, só ampliando o prédio.

Para tanto, conta Olíbio, foi pleiteado junto a Bonh Gass uma Emenda Parlamentar, cujo valor praticamente vai cobrir a obra para os serviços de saúde na área rural. "Na condição de dirigentes sindicais ficamos muito gratos", afirmou.

(Esq - Direita) Elvino, Rony, Olíbio e Diego